Música e cultura do Saara Ocidental

Por Allan Patrick

Localização do Saara Ocidental. Fonte: wikipédia.

Saara Ocidental, como já falamos aqui uma vez mas não faz mal repetir, é a última nação africana a permanecer como colônia. Tal como ocorreu com o Timor Leste, que foi invadido e ocupado pela Indonésia quando Portugal se retirou do país, o Saara foi invadido pelo Marrocos quando o regime franquista começou a desmoronar na Espanha. Parte do seu povo vive discriminado como pessoas de segunda classe em sua própria nação e os demais vivem nas poucas regiões livres do país, em meio ao deserto do Saara, ou em acampamentos de refugiados na Argélia. O país é dividido por um muro de 2700km de extensão, com mais de 5 milhões de minas, construído pelo Marrocos para separar as regiões do país sob seu domínio daquelas que os próprios saaráuis controlam.

No último mês de abril, representantes do país estiveram no Brasil para tentar convencer nossas autoridades a reconhecerem o país (entre nossos vizinhos, Uruguai, Bolívia, Suriname, Guiana, Paraguai e Venezuela jámantem relações diplomáticas com o Saara).

Mas eu abri esse post foi pra falar de música, porque o programa Mediterráneo da Radio3 da Espanha – um dos melhores de world music gratuitamente disponíveis na internet – dedicou toda uma edição ao Saara Ocidental. Apesar de todas as provações do povo saaráui, sua cultura musical resiste. É só clicar play e ouvir.

Veja também

– A última colônia africana.

Anúncios

Tags:, , ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s