Falência múltipla dos órgãos administrativos

por Fernando Mineiro

 No último domingo, o jornal Tribuna do Norte publicou pesquisa da Certus sobre “Avaliação dos Serviços Públicos Natalenses”. (Aqui)

Elaborada para medir “a satisfação do cidadão natalense quanto à prestação dos serviços de utilidade pública” ali estão expostas informações preliminares sobre 12 áreas (de saúde à organização do trânsito)  que, se aprofundadas e utilizadas pelos administradores, em muito poderiam auxiliar na (re)orientação da implementação das políticas públicas em nossa cidade. Mas diante das concepções de gestões dos governos municipal e estadual, pensar nisso é querer demais.

Saúde, segurança, manutenção de praças e vias públicas, limpeza e saneamento público aparecem como os serviços mais mal avaliados.

A pesquisa revela o que tenho visto em visitas que faço aos bairros e zonas da cidade. Os serviços públicos em nossa cidade pioraram, e muito, nos últimos anos. Lamentavelmente assistimos ao processo de falência múltipla dos órgãos administrativos.

É preciso que a sociedade natalense passe da indignação passiva à uma postura proativa diante do caos administrativo que se instalou em nossa cidade.

A atual situação só será revertida se e quando forem reestruturados e criados instrumentos de gestão pública modernos, que implante processos de planejamento, monitoramento e avaliação permanente da administração. Os serviços públicos devem ser constantemente avaliados através de sistemas de controle de gestão articulados aos planos de desenvolvimento de competências e capacitação dos servidores municipais.

É plenamente possível reverter o atual quadro político-administrativo de Natal. As mudanças implementadas a nível federal estão aí a nos animar e a indicar caminhos.

Se as transformações ocorrem em um país com as dimensões e complexidades do Brasil e, também, em muitas cidades brasileiras, por que não aqui?

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